Projeto Melodia Solidária leva amor de Deus e alimentos aos moradores de rua no Centro do Rio.
Quem é o teu próximo? Você pode ter passado por ele!
Em uma ação solidária, a Rádio Melodia em parceria com a Pizzaria Parmê, do bairro Jardim Oceânico, percorreu as ruas do Centro do Rio nas noites do último final de semana (5 e 6 de julho) para amenizar o drama de quem passa a vida ao relento.
Nas calçadas, debaixo de marquises para se proteger da temperatura amena, com papelões feitos de cobertores. As pessoas que vivem em situação de rua receberam da equipe Melodia um pouco de esperança para aquecer as noites frias e abrandar a fome que não espera. Além de levar a Palavra de Deus e fazer orações, a equipe Melodia distribuiu um total de 400 sopas, 400 pães e 400 garrafas de água.
Uma parcela das pessoas que vivem em situação de rua foi diretamente atingida pelo efeito na economia do país causado pela pandemia da Covid-19. Famílias que perderam sua fonte de renda e tiveram que deixar suas casas para viverem nas ruas: idosos, crianças, mulheres grávidas... um retrato da vulnerabilidade social.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, o número de moradores de rua aumentou na capital durante os últimos três meses. De março até meados de junho quase 30 mil pessoas em situação de rua foram atendidas pela Secretaria de Assistência Social. No entanto, de acordo com o governo municipal, até o momento não foi realizado uma estatística para saber o número exato de pessoas que moram nas ruas no Rio de Janeiro. Ainda segundo informações da Prefeitura, não há condições de fazer pesquisa durante a pandemia.
Atualmente, a Prefeitura do Rio de Janeiro mantém 37 abrigos na cidade com mais de 2700 vagas; e todos estão lotados.