Desde o lançamento do Programa Celular Seguro, em dezembro de 2023, 107.931 alertas de bloqueios foram emitidos. De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2.461.019 brasileiros já foram cadastrados na plataforma.
A primeira etapa do Modo Recuperação, permite que o usuário ao perder o telefone por roubo ou furto, escolha dos tipos de bloqueio: total ou apenas da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular ativo. Essa última opção permite o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado, à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip.
Na segunda etapa do Modo Recuperação, a proposta é que a Pasta envie periodicamente um relatório com informações sobre a habilitação de novos chips em aparelhos com restrição às Secretarias de Segurança Pública locais, possibilitando que Polícia Civil daquela unidade da Federação realize ações para recuperar o telefone.
O acesso ao aplicativo é feito por meio do cadastro no Gov.br. Os aparelhos celulares podem ser registrados via site ou aplicativo.