Os preços subiram 0,43% em abril, de acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) — que mede a prévia da inflação oficial do país —, divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 12 meses, a prévia da inflação acumula alta de 5,49%, acima dos 5,26% registrados até março. No mês passado,o IPCA-15 mensal teve avanço de 0,64%. Apesar da alta registrada em abril, este é o segundo mês consecutivo de desaceleração do índice.
Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentaram alta. Alimentação e bebidas foi destaque entre as altas, especialmente para o avanço do preço do tomate, do pó de café e do leite. O grupo de Saúde e cuidados pessoais também pesou sobre a prévia da inflação, principalmente pelo reajuste no preços dos medicamentos desde 31 de março e pelo aumento nos preços de itens de higiene pessoal e planos de saúde.
O grupo de Transportes foi o único a registrar queda. A maior contribuição para esse cenário é por conta da diminuição no preço das passagens áreas e dos combustíveis.