Um apagão cibernético, identificado nesta sexta-feira (19), afeta diversos serviços em quase todo o mundo. Companhias aéreas, veículos de comunicação e agências bancárias relataram interrupções generalizadas dos sistemas, bem como unidades de saúde. O problema afeta sobretudo usuários da Microsoft, que investiga a situação.
No Brasil, alguns bancos e fintechs apresentam problemas nos aplicativos. O site downdetector, que acusa problemas em canais digitais, aponta reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras. Vários clientes relatam problemas para fazer login e pagamentos.
As companhias aéreas American Airlines e Delta, nos EUA, foram uma das primeiras a relatar o apagão cibernético. Elas solicitaram ao governo uma "parada global" dos voos.
Aeroportos na Alemanha, Holanda e Espanha também relataram problemas técnicos. E veículos de comunicação na Austrália, não conseguiram realizar transmissões em seus canais de TV e rádio; eles desligamentos repentinos de computadores baseados no Windows.
No Alasca, autoridades disseram que funcionários não estavam conseguindo atender ligações no número de emergência.