A bandeira tarifária será amarela nas contas de energia do mês de maio para todos os consumidores do país conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, os clientes terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos.
Desde dezembro do ano passado, a bandeira tarifária permanecia verde. No entanto, segundo a Aneel, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com transição do período chuvoso para o período seco do ano.
Algumas medidas simples no dia a dia contribuem para o uso eficiente da energia, saiba quais são:
Iluminação natural e uso de LED
É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança também é importante. Quando precisar usar lâmpadas, escolher as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas.
Ar-condicionado
O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada.
Geladeiras
Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira.