MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025

Prorrogação também vale para a apresentação de justificativas de ausência no Enem 2024

Segunda, 28 de Abril de 2025

Márcia Pinheiro


MEC prorroga prazo para solicitação de isenção da taxa do Enem 2025

Imagem: Ilustrativa / Freepik

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previsto para terminar nesta sexta-feira (25), o período foi estendido até 2 de maio.

A prorrogação também vale para a apresentação de justificativas de ausência no Enem 2024, requisito necessário para quem faltou aos dois dias de prova e deseja solicitar a isenção para a próxima edição. Os prazos para análise de recursos e divulgação dos resultados permanecem inalterados.

Atenção: mesmo os estudantes que obtiverem a isenção da taxa precisarão realizar a inscrição no Enem 2025, em período que será divulgado posteriormente pelo MEC.

Quem pode solicitar a isenção?

Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. Têm direito à gratuidade:

  • Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;

  • Participantes do programa Pé-de-Meia;

  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, candidatos que faltaram aos dois dias do Enem 2024 devem justificar a ausência para terem direito à isenção no exame de 2025.

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica no Brasil. Com mais de duas décadas de existência, o Enem se consolidou como a principal porta de entrada para a educação superior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os resultados do exame também são utilizados como critério de seleção por diversas instituições públicas e privadas, além de serem fundamentais para o acesso a programas de financiamento estudantil, como o Fies.

No âmbito internacional, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep.

Confira o novo cronograma:

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio

  • Divulgação do resultado das solicitações: 12 de maio

  • Período para interposição de recursos: 12 a 16 de maio

  • Resultado dos recursos: 22 de maio