Pesquisa aponta presença de álcool em pães de forma

Algumas marcas de pães poderiam não passar no teste do bafômetro

Sexta, 12 de Julho de 2024

Márcia Pinheiro


Pesquisa aponta presença de álcool em pães de forma

Imagem meramente ilustrativa / Pixabay

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgada na quinta-feira (11), revelou a presença de álcool em pães de forma de várias marcas populares. 

Segundo o estudo, se esses pães fossem bebidas, cinco marcas seriam consideradas alcoólicas, pois apresentam teor de álcool superior a 0,5%: Visconti (3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%) e Panco (0,51%).

Além disso, algumas marcas de pães poderiam resultar em problemas ao serem consumidas em grandes quantidades, considerando os limites de álcool estabelecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para estar dentro do limite seguro, o teor de álcool no sangue deve ser inferior a 3,3 gramas. Por exemplo, duas fatias do pão da marca Visconti contêm aproximadamente 1,69 g de álcool, enquanto Bauducco apresenta 0,59 g e Wickbold 5 Zeros, 0,45 g.

A pesquisa também ressalta que a ingestão frequente de álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode prejudicar o aprendizado e a memória de grávidas e lactantes. A síndrome alcoólica fetal (SAF) pode ocorrer devido ao consumo de álcool durante a gestação, causando problemas no desenvolvimento neurológico, além de retardos de crescimento e questões de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Ademais, se os pães fossem classificados como medicamentos fitoterápicos, seria necessário incluir advertências em oito marcas brasileiras. Segundo as diretrizes pediátricas europeias, o limite seguro de álcool para crianças é de 6 miligramas por quilo de peso corporal, o que, para uma criança de 12,5 kg, corresponde a 75 mg. Essa quantidade é ultrapassada em uma única fatia de pão das marcas Visconti (843 mg de etanol), Bauducco (293 mg), Wickbold 5 Zeros (233 mg), Wickbold Sem Glúten (165 mg), Wickbold Leve (130 mg), Panco (128 mg), Seven Boys (125 mg) e Wickbold (88 mg).

O estudo indica que a contaminação por álcool pode ocorrer durante a adição de conservantes nos pães. "O álcool usado para diluir o conservante, que é aplicado após o pão ser assado, deve evaporar antes do consumo. No entanto, se houver excessos na quantidade do conservante ou na diluição, o álcool pode permanecer, resultando em um produto com alto teor de etanol", afirma a pesquisa.

Em resposta, a Pandurata Alimentos, fabricante dos produtos Bauducco e Visconti, afirmou que segue rigorosos padrões de segurança alimentar em toda sua produção e cadeia de fornecimento, possuindo a certificação BRCGS, reconhecida globalmente por boas práticas na indústria alimentícia e em conformidade com a legislação vigente.